sábado, 6 de junho de 2015

FORMAR LEITORES ATRAVÉS DA LITERATURA, MAS DE MODO DIVERSIFICADO...



     Como mencionamos na apresentação de nosso blog, defendemos a necessidade da formação do leitor através da literatura. Acreditamos na escola como uma das instituições que mais podem contribuir para essa formação, visto que é a escola a responsável por sistematizar os conhecimentos historicamente elaborados pela sociedade.

     No que se refere a literatura infantil, consideramos essencial que as crianças desde as turmas iniciais da educação infantil tenham pleno acesso aos livros literários, tenham contato diário com a literatura e tenham contato também com os diversos modos de se aproximar e adentrar nas histórias literárias.

     Nesse sentido, acreditamos que cabe a você professor ao realizar seus planejamentos, pensar em modos de diversificar a "hora da história" vivenciada por você e seus alunos. Assim, você, além de proporcionar aprendizagens diferenciadas a eles, tornará esse momento mais atrativo. Afinal, não há quem resista a uma boa história não é? Ainda mais quando ela é lida ou contada de um modo inusitado!

     Por falar nisso, você sabe qual a diferença entre ler e contar histórias?

     Disponibilizamos abaixo o vídeo da professora Denise Guilherme, no qual ela explica a diferença entre esses dois procedimentos que os professores podem realizar para aproximar os alunos da literatura.




     Se você gostou e quer saber um pouco mais sobre essas diferenças, acesso o site da nova escola, no link a seguir: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/ler-diferente-contar-historias-683010.shtml?page=0 Lá você vai encontrar além de um texto com contribuições de especialistas,  uma tabela comparativa que lhe será bastante útil na hora de planejar a "hora da história" de sua turma!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário