Como mencionamos na apresentação de nosso blog, defendemos
a necessidade da formação do leitor através da literatura. Acreditamos na
escola como uma das instituições que mais podem contribuir para essa formação, visto
que é a escola a responsável por sistematizar os conhecimentos historicamente
elaborados pela sociedade.
No que se refere a literatura infantil, consideramos essencial
que as crianças desde as turmas iniciais da educação infantil tenham pleno
acesso aos livros literários, tenham contato diário com a literatura e tenham contato também com os
diversos modos de se aproximar e adentrar nas histórias literárias.
Nesse sentido, acreditamos que cabe a você professor ao
realizar seus planejamentos, pensar em modos de diversificar a "hora da
história" vivenciada por você e seus alunos. Assim, você, além de proporcionar aprendizagens diferenciadas a eles, tornará esse momento mais atrativo. Afinal, não há quem resista a uma
boa história não é? Ainda mais quando ela é lida ou contada de um modo
inusitado!
Por falar nisso, você sabe qual a diferença entre ler e
contar histórias?
Disponibilizamos abaixo o vídeo da professora Denise
Guilherme, no qual ela explica a diferença entre esses dois procedimentos que
os professores podem realizar para aproximar os alunos da literatura.
Se você gostou e quer saber um pouco mais sobre essas
diferenças, acesso o site da nova escola, no link a seguir: http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/ler-diferente-contar-historias-683010.shtml?page=0 Lá você vai encontrar
além de um texto com contribuições de especialistas, uma tabela comparativa que lhe será bastante útil
na hora de planejar a "hora da história" de sua turma!
Nenhum comentário:
Postar um comentário