A CIGARRA E A FORMIGA
Nesta
primeira etapa iremos trabalhar com o gênero fábula e significar seu uso em
sala de aula por meio de uma proposta metodológica por nós sugerida.
Contextualizando ...
A
fábula foi idealizada principalmente pelo escravo Esopo em meados do século V.
Possui um caráter adversativo e dispõe de uma moral explícita, seus personagens
são animais ou mitos que apresentam comportamentos humanos, tais como
qualidades e defeitos do seu caráter.
O
gênero fábula possui características narracionais e permeia ao longo dos anos
encantando a todos os públicos, em especial, as crianças que são atraídas pelas
características lúdica e fantástica presentes no gênero literário.
Por que usar a fábula?
O
uso da fábula no cotidiano escolar com aplicação pedagógica permite ao
professor o trabalho com reflexão e julgamento de comportamentos sociais e a
introdução e assimilação de valores e condutas socialmente adequados que são excepcionais
no exercício da cidadania.
Como usar?
Para
tanto tomamos como exemplo a fábula “A Cigarra e a Formiga”, adaptado da obra
de La Fontaine.
Inicialmente,
propomos que o docente elabore uma atividade de pré-leitura, onde irá suscitar
os conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero escolhido. A partir do
levantamento dos conhecimentos prévios, o educador irá introduzir conteúdo conceitual
sobre o assunto trazendo informações novas e as relacionando com o conteúdo já pré-estabelecido pelos discentes.
Feito
isso, o professor irá apresentar o título da fábula escolhida e os personagens presentes,
irá então questionar a turma se já ouviram a e se imaginam o desfecho que a
história terá.
Ao
final da atividade, o vídeo do esquete será apresentado.
Vídeo
Sugestão de Atividades
Ao
fim do vídeo os alunos devem ser questionados se imaginam outro final para a
história e quais outras morais podem ser levantadas através do enredo.
Dependendo do nível em que a turma se encontra, pode ser solicitado que os
alunos respondam em grupo as seguintes questões. De acordo com o que você leu na fábula, liste no mínimo três qualidades
ligadas aos animais apresentados abaixo; O que faz desta história uma fábula?Qual a moral desta fábula?; Se você
pudesse mudar o final da história qual desfecho daria?; Construam uma fábula
utilizando outros personagens; Encenem a fábula que seu grupo ficou
responsável. Caso o professor entenda que a sua turma ainda não conseguirá
realizar tais atividade, pode adaptá-las e fazê-las coletivamente através da
roda de conversa.
Referências
SILVA, Débora. Fábula. Disponível em: <http://www.estudopratico.com.br/fabula/>. Acessado em: 03 de Junho de 2015.
Boa Aula ;)
Andressa B.
Ensinar é um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre jamais.
Rubem Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário