quarta-feira, 3 de junho de 2015

A CIGARRA E A FORMIGA




Nesta primeira etapa iremos trabalhar com o gênero fábula e significar seu uso em sala de aula por meio de uma proposta metodológica por nós sugerida.

Contextualizando ...

A fábula foi idealizada principalmente pelo escravo Esopo em meados do século V. Possui um caráter adversativo e dispõe de uma moral explícita, seus personagens são animais ou mitos que apresentam comportamentos humanos, tais como qualidades e defeitos do seu caráter.

O gênero fábula possui características narracionais e permeia ao longo dos anos encantando a todos os públicos, em especial, as crianças que são atraídas pelas características lúdica e fantástica presentes no gênero literário.

Por que usar a fábula?

O uso da fábula no cotidiano escolar com aplicação pedagógica permite ao professor o trabalho com reflexão e julgamento de comportamentos sociais e a introdução e assimilação de valores e condutas socialmente adequados que são excepcionais no exercício da cidadania.

Como usar?

Para tanto tomamos como exemplo a fábula “A Cigarra e a Formiga”, adaptado da obra de La Fontaine.

Inicialmente, propomos que o docente elabore uma atividade de pré-leitura, onde irá suscitar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do gênero escolhido. A partir do levantamento dos conhecimentos prévios, o educador irá introduzir conteúdo conceitual sobre o assunto trazendo informações novas e as relacionando com o conteúdo já pré-estabelecido pelos discentes.

Feito isso, o professor irá apresentar o título da fábula escolhida e os personagens presentes, irá então questionar a turma se já ouviram a e se imaginam o desfecho que a história terá.

Ao final da atividade, o vídeo do esquete será apresentado.

Vídeo




Sugestão de Atividades 

Ao fim do vídeo os alunos devem ser questionados se imaginam outro final para a história e quais outras morais podem ser levantadas através do enredo. Dependendo do nível em que a turma se encontra, pode ser solicitado que os alunos respondam em grupo as seguintes questões. De acordo com o que você leu na fábula, liste no mínimo três qualidades ligadas aos animais apresentados abaixo; O que faz desta história uma fábula?Qual a moral desta fábula?; Se você pudesse mudar o final da história qual desfecho daria?; Construam uma fábula utilizando outros personagens; Encenem a fábula que seu grupo ficou responsável. Caso o professor entenda que a sua turma ainda não conseguirá realizar tais atividade, pode adaptá-las e fazê-las coletivamente através da roda de conversa.

Referências

SILVA, Débora. Fábula. Disponível em: <http://www.estudopratico.com.br/fabula/>. Acessado em: 03 de Junho de 2015.

Boa Aula ;)
Andressa B.

Ensinar é um exercício de imortalidade.
De alguma forma continuamos a viver
naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra. 
O professor, assim, não morre jamais.
Rubem Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário