domingo, 7 de junho de 2015

CHAPEUZINHO VERMELHO



Agora trabalharemos com o gênero Conto, mais especificamente com o Conto de Fadas, trazendo suas implicações para a educação infantil e sugestões de como utilizá-lo em sala.



Contextualizando...


Conto é uma história curta, fictícia, escrita em forma de prosa e narrativa que acontece em um lugar geográfico definido e se passa em momentos breves, horas, dias. Ele causa impacto e prende a atenção do leitor. 


O Conto de fadas, mais especificamente, foram disseminados desde a Antiguidade e até a atualidade, além dos aspectos do conto, o conto de fadas  abrange sempre um herói ou heroína que passa por um lugar mágico, encantado ou suscetíveis a esse imaginário, possui também a presença de um ser mau que irá se contra por aos heróis. Nele acontece um encontro entre os heróis e o malvado, e um conflito entre o bem e o mal, e ao final uma celebração seja casamento ou encontro com familiares.





Por que usar o Conto de Fadas?


O conto de fadas encanta as crianças e as fazem transitar entre ele e o real. Através deles, as compreensões do bom e do mau, do certo e do errado, dos valores da vida social, ocorrem de forma mais natural e facilitada. Utilizar dos contos de fadas na educação infantil proporciona não só isso, como também aguça a imaginação, a percepção da criança,




Como usar?


Hoje utilizaremos o conto Chapeuzinho Vermelho, de Perrault.

Sugerimos ao professor, que em um primeiro momento, indague os alunos sobre o gênero conto de fadas, e a partir daí, desenvolva com eles, apresentando o conteúdo conceitual na linguagem adaptada à faixa etária, de forma sucinta. 


Feito isto, o professor deve realizar a pré-leitura do conto com as crianças, buscando obter seus conhecimentos prévios. A partir daí, mediar uma conversa sobre o que se trata a história, questioná-los sobre o que acham que irá acontecer no decorrer e ao final.


Após a conversa, apresentar a esquete a seguir.


Vídeo




Sugestão de atividade


Ao final da apresentação do vídeo, deve-se questionar os alunos sobre seus acontecimentos, quem era o “bonzinho” e quem era o “malvado”, se concordam ou não com os fatos,  como deveria acabar, e o por quê de ter que acabar daquele jeito. Depois de todas as colocações, pode-se pedir que juntos recontem a história da forma como concordam que deveria ter acontecido, (deve ser solicitado que alguém copie no quadro, ou o(a) próprio(a) professor (a)) e ao final a encenem todos juntos.



Outra opção de ser trabalhada em sala é a musica “Chapeuzinho Vermelho” na versão de Leandro e Leonardo.


Música 



 Ela traz toda a história de uma forma cantada, e essa versão da história é diferente do esquete apresentado acima. O professor pode indagar as crianças sobre a diferença entre o esquete e a música, de qual gostaram mais, se há mais personagens, dentre outros. Ensinar as crianças a música para que ao final da encenação as crianças possam também cantá-la.  


Referências


SILVA , Maria Auricélia Lima da; BARROS Rosiane Bento; NASCIMENTO, Thiago Alves Moreira. A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Fórum internacional de pedagogia. Campina Grande, REALIZE Editora, 2012



Música Chapeuzinho Vermelho, disponível em <  http://musica.com.br/artistas/leandro-e-leonardo/m/chapeuzinho-vermelho/letra.html> acessado  em < 06, jun. Maio,2015.
 
Boa aula ;D


Sara Caroline 

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