Ter a
oportunidade de ouvir histórias desde cedo, é um convite a nossa imaginação.
Quem não gosta de ouvir uma boa história? As crianças, assim como nós adultos,
adoram histórias.
Nós
professores, porém, precisamos ter a consciência de que o momento da história é
um momento que deve ser planejado previamente assim como todos os outros
momentos do dia... Se você, professor, optar por fazer uma leitura, deverá
selecionar o livro previamente conforme critérios que garantam a sua qualidade
literária.
Após
selecionar o livro é importante que você leia atentamente a história nele contida
(os escritos e as imagens), assim poderá de fato planejar as etapas de pré-leitura,
leitura e pós-leitura. E, contribuir, através de sua mediação, para que seus
alunos tornem-se leitores competentes, que desenvolvam estratégias de leitura
que lhes possibilitem dar sentido ao texto, mesmo que ainda não saibam ler
sozinho...
Se a ideia é
que cada criança tenha o livro em mãos, enquanto a leitura é realizada, escolher
o livro previamente continua sendo de extrema importância, pois através dessa
escolha prévia, torna-se possível pensar em atividades para que elas pratiquem essa
competência tão importante numa sociedade letrada.
Para saber
mais sobre o ensino da leitura, acesse o link http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/isabel-sole-leitura-exige-motivacao-objetivos-claros-estrategias-525401.shtml
lá você encontrará uma entrevista concedida pela professora Isabel Solé, autora
do livro do livro “Estratégias de leitura”, e
pesquisadora dos processos de ensino e aprendizagem da leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário