sábado, 6 de junho de 2015

A LEITURA DE HISTÓRIAS EM SALA DE AULA



Ter a oportunidade de ouvir histórias desde cedo, é um convite a nossa imaginação. Quem não gosta de ouvir uma boa história? As crianças, assim como nós adultos, adoram histórias.

Nós professores, porém, precisamos ter a consciência de que o momento da história é um momento que deve ser planejado previamente assim como todos os outros momentos do dia... Se você, professor, optar por fazer uma leitura, deverá selecionar o livro previamente conforme critérios que garantam a sua qualidade literária.

Após selecionar o livro é importante que você leia atentamente a história nele contida (os escritos e as imagens), assim poderá de fato planejar as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. E, contribuir, através de sua mediação, para que seus alunos tornem-se leitores competentes, que desenvolvam estratégias de leitura que lhes possibilitem dar sentido ao texto, mesmo que ainda não saibam ler sozinho...

Se a ideia é que cada criança tenha o livro em mãos, enquanto a leitura é realizada, escolher o livro previamente continua sendo de extrema importância, pois através dessa escolha prévia, torna-se possível pensar em atividades para que elas pratiquem essa competência tão importante numa sociedade letrada.

Para saber mais sobre o ensino da leitura, acesse o link http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/isabel-sole-leitura-exige-motivacao-objetivos-claros-estrategias-525401.shtml lá você encontrará uma entrevista concedida pela professora Isabel Solé, autora do livro do livro “Estratégias de leitura”, e pesquisadora dos processos de ensino e aprendizagem da leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário